ATIVIDADES

Planeamento

WP1 - ESTUDOS PRELIMINARES

Levantamento dos elementos que definem o contexto de mercado – como tendências, soluções de bancos, regulamentação e fatores que afetam a operação circulante – e o contexto tecnológico – com a identificação de soluções no domínio dos materiais e dos processos de fabrico que possam trazer vantagens técnicas e económicas na produção de bancos ferroviários.

WP2 - DEFINIÇÃO DE REQUISITOS TÉCNICOS

Identificação dos requisitos de mercado para o fabrico do novo conceito de banco ferroviário, de acordo com as necessidades e expectativas dos passageiros, operadores, fabricantes, empresas de manutenção, etc. Identificação dos requisitos dos materiais e processos tecnológicos utilizados na produção dos bancos ferroviários.

WP3 - CONCEÇÃO DO NOVO BANCO FERROVIÁRIO

Realização de sessões de brainstorming através de métodos iterativos com a participação de todos os intervenientes no projeto para geração de ideias que serão materializadas em desenhos. Desenvolvimento do conceito de smart solutions no sentido de melhorar a experiencia de viagem do passageiro, seleção de revestimentos e espumas para melhor conforto e desenvolvimento de estratégias de fabricação. A tarefa é finalizada com a definição final do conceito do banco.

WP4 - DESENVOLVIMENTO DO NOVO BANCO FERROVIÁRIO

Modelação virtual e tridimensional do protótipo para testes ergonómicos e funcionais, validação final de materiais e integração de smart solutions.

Nesta fase é definida a árvore do produto analisando o ciclo de vida e o seu impacto ambiental, o dimensionamento estrutural com o estudo de elementos finitos e cargas sobre os diversos componentes e definidas as especificações técnicas de engenharia do produto para produção.

WP5 - CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS

Prototipagem rápida dos componentes do protótipo para verificação prévia das funcionalidades de cada peça, por forma a garantir validações mais rápidas e redução de custos do projeto. Fabrico de moldes e ferramentas com vista à conceção dos componentes que serão posteriormente integrados, materializando o protótipo final.

WP6 - TESTES EM PROTÓTIPOS

Realização de testes em materiais e componentes do banco face às solicitações mais desfavoráveis que foram identificadas nas tarefas de simulação e dimensionamento estrutural. Realização de testes funcionais no protótipo que procurem replicar as características antropométricas dos passageiros e o modo de utilização de todas as funcionalidades do banco.

WP7 - PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO

Divulgação do projeto, e dos membros do consórcio de forma a valorizar todos os esforços realizados no protótipo final. A divulgação constará em artigos e revistas científicas, apresentações em conferências, teses de Mestrado e Doutoramento e na participação em feiras internacionais da especialidade, onde estão presentes os principais OEM ferroviários do mundo.

© 2017 ModSeat | Modular Light – Rail Seat